x

Ousadia e responsabilidade na transformação de pequenas máquinas em uma empresa internacional

A Vulcaflex completa 29 anos mostrando o resultado da união entre vulcanização e flexibilidade

Uma história que teve início com um jovem de 19 anos, encantado com o mercado de borracha e com o crescimento em uma empresa alemã com distribuição no Brasil, tem transformado a vida de colaboradores, fornecedores e do mercado de vulcanização no país. Fundada em 1990, a Vulcaflex foi fruto da ousadia do jovem Fernando Marques. 

Com espírito empreendedor, Fernando desafiou a economia e encontrou em Mateus Leme, interior de Minas Gerais, a oportunidade de continuar trabalhando com a sua paixão: – a borracha. “Era o que eu sabia fazer, e gostava”, conta Marques.

O início, com poucas máquinas e seis pessoas trabalhando dia e noite, foi difícil. Era preciso fazer muito com pouco e desafiando a realidade de uma cidade pequena. “Tem momentos que não sabemos como conseguimos superar. Mas, com muito trabalho, conseguimos trazer a empresa para Uberlândia e fazer com que ela ultrapassasse, hoje, todas as nossas expectativas”, relembra Fernando emocionado.

Na cidade de Uberlândia, também no interior de Minas, conhecida como capital da logística, a Vulcaflex ganhou nome e passou a trabalhar com produtos que ainda não faziam parte do catálogo da empresa: – os manchões. De 6 funcionários, ao longo dos 29 anos de atividade, com o desenvolvimento em tamanho e qualificação, chegou ao número de cerca de 250 colaboradores diretos.

A sede, que por um tempo foi em um local tímido em frente à rodoviária, passou para um espaço amplo no Distrito Industrial, com uma planta fabril de 45 mil metros quadrados, sempre com o foco na vulcanização. Mudaram também os objetivos. De uma indústria regional, a Vulcaflex passou para um patamar nacional e, sem perceber, chegou à exportação, vendendo seus produtos para mais de 35 países como China, Estados Unidos e Chile. “Não imaginava que ganharia essa proporção nacional e internacional. Agora, a ideia é crescer ainda mais e, quem sabe, abrir uma filial no exterior”, confessa o empresário com visão otimista de futuro.

A Vulcaflex

Hoje, a empresa trabalha com uma visão global, atendendo em três linhas de atuação: Industrial, Automotiva e Bike. Com o compromisso de satisfazer os requisitos de produtos e serviços, atua constantemente na melhoria de processos e desenvolvimento de novos itens, como o recente lançamento da nova formulação da linha Banflex, de bandas de rodagem para pneus, e do Vulcafix, um cimento vulcanizante com utilidade para união de superfícies à borracha.